segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Orientações sobre como lavar corretamente sua calcinha, prevenindo a proliferação de bactérias

  Sabonete, sabão em pó e até um produto especial para lavar a lingerie no banho. Alternativas não faltam para limpar a calcinha mas são todas igualmente eficazes? “Lavar a peça no chuveiro, com sabonete, não propicia uma limpeza correta e pode facilitar a proliferação de bactérias. 


  A não ser que seja usado como pré - lavagem, o hábito deve ser evitado”, aconselha a ginecologista Luciana Crema, do departamento de ginecologia da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). O motivo é simples: a fórmula do sabonete foi criada para limpar a pele, e não tecidos. 


  Do ponto de vista ginecológico, qualquer produto para limpar tecidos pode ser usado, desde que sejam respeitados todos os passos de uma boa limpeza: lavagem correta, enxágüe adequado (resíduos de sabão podem dar alergia) e secagem completa – umidade em excesso pode mudar o pH vaginal e causar corrimentos. Ainda por isso, nada de deixar a calcinha secar dentro do banheiro. 


  Os produtos específicos para limpar calcinhas ou roupas delicadas são os mais indicados, pois não danificam as fibras como outros sabões.  A temperatura ideal da água não pode ultrapassar os 40ºC e que a peça não fique de molho nem entre em contato com cosméticos, para não manchar e durar mais tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário